Conselho Estadual de Política Indigenista do Pará promove 1ª Reunião Ordinária de 2025

12/03/2025

Foram apresentados propostas e encaminhamentos de políticas públicas para povos indígenas do Pará

Por Fabricio Nunes (EMATER)

Foto: Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), realizou, entre os dias 11 e 12 de março, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Política Indigenista do Pará (Consepi) – Exercício 2025.

Patkore Kayapó, conselheiro indígena do Consepi, reforça que a participação dos indígenas nos debates é fundamental para se atualizar em relação aos projetos, políticas públicas, apresentar propostas.

“É importante estarmos presentes no Consepi para discutirmos os pontos debatidos, aprovar e discutir os projetos em andamento e os que ainda virão, para que a gente possa se atualizar e levar essas informações para os nossos territórios”, disse Patkore Kayapó, conselheiro indígena do Consepi.

Durante os dois dias de deliberação, foram feitas a leitura e aprovação da ata da última reunião de 2024, apresentações do projeto das Caravanas dos Povos Indígenas Rumo à COP30; da minuta da resolução de criação da Comissão do conselho e o planejamento de ações para o próximo ano, além da apresentação sobre a Operação Fênix, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará (CBMPA).

Também houve a apresentação de metodologias e propostas do calendário de consulta REDD+ Jurisdicional, apresentação do Processo de consulta da Política Estadual de Educação Escolar Indígena e da Minuta do Plano de Enfrentamento a Desastres Ambientais da Sepi.

Para a presidente da Fepipa, Concita Sompré, o Consepi representa um debate muito significativo para a criação e elaboração de políticas públicas para beneficiar quem vive nas terras indígenas.

“Estamos aqui no conselho para discutir, para ampliar o debate sobre pontos como crédito carbono, calendários de consulta pública do REDD+ Jurisdicional, educação escolar indígena, saúde indígena, entre outros. Esse conselho foi criado para isso, para discutir e levar as políticas públicas para dentro dos territórios. Não devemos esquecer que os nossos papéis no Consepi são esses, ressaltou a presidente da Fepipa, Concita Sompré.
Entre os pontos importantes dos debates, a professora Joelma Alencar, conselheira indigenista e coordenadora do Núcleo de Formação Indígena (Nufi) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), reforçou que existe uma necessidade da união de órgãos para ampliar e aprimorar a educação escolar indígena no Pará.

“Sem educação, sem a conscientização ambiental, nós não vamos a lugar algum. Nós mudamos a realidade de muitos contextos indígenas dentro dos territórios, com a formação de professoras, com a educação contextualizada, levando em consideração as especificidades de cada etnia para mudar essas realidades. Precisamos trabalhar de forma intersetorial com os outros órgãos e dialogar mais para realizar ações conjuntas”, afirmou a professora.

Políticas Públicas – O conselho foi criado pela Lei nº 8.611/2018 e, posteriormente, vinculado à Sepi, por meio da Lei nº 9.886/2023, para fortalecer o protagonismo dos povos indígenas frente às demandas. O conselho é composto por 38 representantes, sendo metade representantes do poder público estadual e a outra metade representantes dos povos indígenas do Pará. Eles são responsáveis pela criação de propostas e monitoramento de políticas públicas voltadas aos indígenas do Pará.

“Estamos com várias representações, debatendo ações dos órgãos envolvidos e da sociedade civil, para pensar e ampliar as ações para os povos indígenas. Estamos tratando de diversas pautas, ouvindo as representações indígenas, assegurando a construção e participação dos conselheiros indígenas na elaboração dessas políticas”, destacou Puyr Tembé, titular da Sepi.

Grupos de Trabalho – Desde a época da retomada do conselho, em 2023, foram formados seis grupos de trabalho relacionados a pautas mais urgentes como: saúde, educação, assistência social, direitos dos povos indígenas, cultura, esporte e lazer, e justiça climática, gestão e salvaguardas ambientais.

Notícias relacionadas

01/11/2025

Global Citizen em Belém reforça protagonismo do Pará em sustentabilidade e justiça social

Evento internacional destacou o papel do Estado na agenda climática global e celebrou avanços na redução do desmatamento e […]

Continue lendo
01/11/2025

Extrativistas fortalecem construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará

Comunidades tradicionais ajudam a definir caminhos para uma política de carbono com justiça socioambiental no estado Por Igor Nascimento […]

Continue lendo
10/10/2025

Pará avança no caminho para certificação de créditos de carbono em padrão internacional

Estado inicia certificação com base nos resultados de redução do desmatamento no ano de 2023, de acordo com os […]

Continue lendo