Palestra discute aspectos jurídicos de contratos REDD+ em florestas públicas

29/01/2025

Evento no Parque Estadual do Utinga abordou a redução do desmatamento em áreas públicas de posse coletiva com geração de créditos de carbono

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)

Foto: Sinval Farias (Ascom/Ideflor-Bio

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) promoveu, na segunda-feira (27), uma palestra no auditório do Centro de Acolhimento do Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém, que abordou os projetos de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). O evento, organizado pela Procuradoria Jurídica do órgão, contou com a presença de servidores e demais convidados.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos jurídicos que envolvem o domínio público das áreas, os direitos territoriais das comunidades tradicionais e a titularidade dos créditos de carbono gerados nesses projetos.

Segundo a procuradora autárquica do Ideflor-Bio, Elen Moura, que foi a palestrante da programação, o tema tem como objetivo promover capacitação para todos que atuam nesta área. “Percebe-se uma carência de estudos jurídicos acerca das iniciativas de REDD+ nesses espaços”, afirmou.

Ela destacou, também, que o estudo do tema é importante para o desenvolvimento institucional, pois já se observam iniciativas REDD+ em áreas sob gestão do IDEFLOR-Bio e habitadas por comunidades.

Ainda sobre as iniciativas de REDD+, Elen enfatiza que “a ideia é que nossos técnicos sejam vetores desse conhecimento, e que possam dar orientação técnica e jurídica para essas comunidades para que elas tenham protagonismo nesses contratos”, complementou a procuradora do Ideflor-Bio.

Texto: Sinval Farias com a supervisão de Vinicius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)

Notícias relacionadas

01/11/2025

Global Citizen em Belém reforça protagonismo do Pará em sustentabilidade e justiça social

Evento internacional destacou o papel do Estado na agenda climática global e celebrou avanços na redução do desmatamento e […]

Continue lendo
01/11/2025

Extrativistas fortalecem construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará

Comunidades tradicionais ajudam a definir caminhos para uma política de carbono com justiça socioambiental no estado Por Igor Nascimento […]

Continue lendo
10/10/2025

Pará avança no caminho para certificação de créditos de carbono em padrão internacional

Estado inicia certificação com base nos resultados de redução do desmatamento no ano de 2023, de acordo com os […]

Continue lendo