Estado do Pará amplia o diálogo com lideranças quilombolas em reunião preparatória sobre a política pública do SJREDD+

03/10/2025

O encontro foi voltado para esclarecer dúvidas, ouvir demandas e consolidar a construção conjunta da política pública

Por Jamille Leão (SEMAS)

Foto: Jamille Leão/ Ascom Semas

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) reforçou o caráter participativo do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará ao promover, de 1º a 3 de outubro, uma reunião preparatória com comunidades quilombolas das regionais Guajarina e Tocantina. O encontro foi voltado para esclarecer dúvidas, ouvir demandas e consolidar a construção conjunta da política pública, garantindo que o processo avance com transparência, diálogo e protagonismo das comunidades envolvidas, além de apresentar os principais pontos relacionados ao processo de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) sobre o sistema.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão de Águas e Clima da Semas, Renata Nobre, o momento foi construído para garantir segurança e clareza às comunidades quilombolas. “A necessidade de criar esse espaço informativo antes das consultas surgiu justamente para esclarecer medos e dúvidas. Muitas lideranças ainda tinham dúvidas e essa reunião permitiu desmistificar receios e reforçar que se trata de uma política pública, construída de forma participativa e que prevê benefícios, mas sem obrigatoriedade de adesão”, destacou.

Renata Nobre também explicou a diferença entre a reunião preparatória e a CLPI. “Neste momento não houve consulta, nem pedido de consentimento. Foi uma etapa de apresentação, de reforço das informações e de diálogo. Assim, quando chegarmos às CLPIs, as comunidades já terão maior compreensão sobre os conteúdos e poderão contribuir de forma mais segura na construção da política”, ressaltou.

A promotora de justiça agrária do Ministério Público do Pará (MPPA), Herena Maués, acompanhou o encontro e reforçou a importância da iniciativa. “Nesses três dias de reunião preparatória, o MPPA, pelo Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Promotoria Agrária, acompanhou a apresentação da proposta de construção do REDD+ Jurisdicional pela equipe técnica da Semas. Foram feitas considerações cruciais sobre dúvidas e especificidades de implementação pelas regiões quilombolas, acesso à política pública e repartição de benefícios. O MPPA reafirma o protagonismo e a autodeterminação dos povos e comunidades sobre seus territórios e a efetiva participação nas decisões que os envolvam”, afirmou.

As lideranças quilombolas também avaliaram de forma positiva a experiência. Luzia Mendes, da comunidade quilombola de Engenho, em Baião, e coordenadora regional Tocantina, ressaltou que “participar desses três dias foi muito enriquecedor, porque ampliamos nosso conhecimento e entendemos melhor as vantagens e benefícios que poderão chegar aos territórios quilombolas. Me senti contemplada com todas as falas e explicações apresentadas e, agora, levarei esse retorno para minha comunidade e para a região que represento”.

Já Marlene dos Santos, do quilombo Mariquita Vila Socorro, em Tomé-Açu, destacou o fortalecimento do diálogo. “Representar minha comunidade nesses três dias foi muito importante, porque conseguimos compreender melhor o processo e levar esse conhecimento de volta para o nosso território. As discussões nos ajudam a buscar soluções para os impactos das mudanças climáticas, que afetam diretamente nossa realidade. Acredito que o próximo passo é fortalecer ainda mais o diálogo com as comunidades”, reforçou.

A programação contou com painéis sobre a construção do REDD+ Jurisdicional no Pará, repartição de benefícios, salvaguardas, mecanismos de acesso e subprogramas. Também houve espaço para acolhimento das demandas específicas das comunidades das duas regionais.

Notícias relacionadas

01/11/2025

Global Citizen em Belém reforça protagonismo do Pará em sustentabilidade e justiça social

Evento internacional destacou o papel do Estado na agenda climática global e celebrou avanços na redução do desmatamento e […]

Continue lendo
01/11/2025

Extrativistas fortalecem construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará

Comunidades tradicionais ajudam a definir caminhos para uma política de carbono com justiça socioambiental no estado Por Igor Nascimento […]

Continue lendo
10/10/2025

Pará avança no caminho para certificação de créditos de carbono em padrão internacional

Estado inicia certificação com base nos resultados de redução do desmatamento no ano de 2023, de acordo com os […]

Continue lendo