Glossário

Economia de Baixo Carbono

Modelo econômico que busca promover a transição econômica de bases sustentáveis a partir de baixas emissões de gases estufa.

Efeito Estufa

Fenômeno natural que permite a vida no planeta da forma como conhecemos, já que na sua ausência a Terra teria temperatura média muito baixa. O efeito estufa ocorre em função da presença de alguns gases na atmosfera, chamados de gases de efeito estufa (GEE), responsáveis por reter parte do calor que chega até nosso planeta. O excesso de GEE na atmosfera provoca o aquecimento global.

El Niño

Fenômeno climático de origem natural que geralmente ocorre em intervalos de três a cinco anos e é marcado pelo aquecimento anormal das águas superficiais do Oceano Pacífico. Cientistas indicam que o “El Niño” tem a capacidade de intensificar a ocorrência de eventos climáticos extremos associados ao aquecimento global.

Emergência (ou crise) Climática

Refere-se ao reconhecimento que as mudanças climáticas são de extrema gravidade para a manutenção da vida na Terra. A divulgação do entendimento que estamos atravessando uma emergência climática é uma forma de exercer pressão política para que governos tomem medidas ambiciosas o mais rápido possível para conter os efeitos negativos do aquecimento global.

Energia Renovável

Aquela produzida a partir de fontes naturais, sem causar o esgotamento do recurso natural, permitindo sua renovação. São exemplos de fontes renováveis de energia o sol, os ventos, as marés, os rios e a biomassa.

Estoque de Carbono

É a quantidade total de carbono armazenada na vegetação e no solo. Os estoques de carbono florestais variam de acordo com a densidade e o estado de conservação da área.

Eventos Climáticos Extremos

Caracterizados pela intensificação e maior ocorrência de eventos como ondas de calor, que podem induzir a secas severas e incêndios florestais de grandes proporções. Os eventos climáticos extremos também podem se manifestar por meio de fortes tempestades e inundações.