O Comitê Gestor do Sistema Estadual sobre Mudanças Climáticas (COGES-Clima) foi instituído com base na Lei Estadual nº 9.048/2020, que criou a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).
Entre suas funções, o COGES-Clima tem a atribuição de gerir o Sistema Estadual de Mudanças Climáticas e de construir e implementar a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC).
Também cabe ao COGES-Clima a administração e a execução do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), bem como auxiliar na definição de metas, na avaliação e na prestação de contas das ações do PEAA.
O COGES-Clima é responsável por deliberar e normatizar os instrumentos climáticos por meio de diretrizes complementares à PEMC, regimentos internos, regulamentos, inclusão de entidades, composição de câmaras técnicas etc.
A participação e a articulação multissetorial de diferentes segmentos da sociedade, por meio de suas Câmaras Técnicas, para tratar de temas específicos, como REDD+ e ordenamento ambiental e fundiário, também são da alçada do COGES-Clima.
Como instância plenária do sistema climático estadual, o COGES-Clima tem função estratégica no desenvolvimento e na consolidação do Sistema Jurisdicional de REDD+.
Assegurar que as metas e instrumentos do SJREDD+ estejam integrados à Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) e ao Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA).
Capítulo 5, Artigo 6º, do anteprojeto de lei que institui o SJREDD+
Compete ao COGES-Clima, de caráter consultivo, deliberativo e normativo, instituído pela lei estadual número 9.048 de 29 de Abril de 2020, no âmbito do SJREDD+:
I – Realizar o controle social e a gestão participativa do SJREDD+;
II – Definir diretrizes gerais para a organização, funcionamento e operação do SJREDD+, que deverão ser regulamentadas pelas Semas;
III – Criar a Câmara Técnica permanente do REDD+, de caráter consultivo, com a finalidade de aprofundar e fortalecer a articulação e o desenvolvimento de ações REDD+;
IV – Criar a Câmara Técnica permanente de subprogramas, de caráter consultivo, com a finalidade de assessorar o COGES-Clima e os órgãos de governabilidade quanto a consideração e respeito à implementação do Plano de Implementação de REDD+ do Estado;
V – Instituir outras Câmaras Técnicas, bem como Grupos de Trabalho para fornecimento de subsídios, consultas e apresentação de recomendações, com ampla participação social de representantes dos seus membros e convidados, e;
VI – Eleger padrões de certificação de créditos de reduções de emissões de gases de efeito estufa (GEE) que sejam internacionalmente reconhecidos, metas e valores de linha de base, que tenham comprovação científica para mensuração, relato e verificação por terceira parte independente, e que observem as salvaguardas socioambientais e a proteção do saberes tradicionais, subsidiado pelo Painel Científico para o Clima (PC-Clima)
DOCUMENTOS
COGES-Clima e suas três Câmaras Técnicas:
Comitê Gestor do Sistema Estadual sobre Mudanças Climáticas (COGES)
Câmara Técnica de Acompanhamento da Construção da Política de REDD+
Câmara Técnica sobre Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável
Câmara Técnica Permanente de Ordenamento Ambiental e Fundiário