Governo cria Grupo de Trabalho sobre políticas climáticas com foco em comunidades quilombolas

27/03/2025

Iniciativa busca consolidar um modelo de sustentabilidade valorizando o conhecimento e a cultura dos povos tradicionais

Por Juliana Maia (SEIRDH)

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Pará, em um marco para a governança ambiental, criou o Grupo de Trabalho Interinstitucional do REDD+ (GT-REDD+). A iniciativa, liderada pela Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), tem como objetivo coordenar as contribuições regionais para a construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ (SJREDD+).

O GT-REDD+ surge para assegurar que as Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPIs) sejam realizadas de forma transparente, respeitando, com isso, os direitos das comunidades quilombolas paraenses. A medida, oficializada pela Portaria Conjunta nº 729/2025, reforça o compromisso do Pará em garantir um desenvolvimento sustentável, participativo e sustentável.

A iniciativa se consolida como um modelo de sustentabilidade que valoriza o conhecimento e a cultura das comunidades tradicionais. O GT-REDD+ terá em sua composição representantes da Semas, da Seirdh e das comunidades quilombolas.

A criação do grupo reafirma o compromisso do governo estadual com um modelo inovador de desenvolvimento sustentável, que alia preservação ambiental, justiça social e participação ativa das comunidades tradicionais. Com o GT-REDD+, o Pará se consolida como referência na implementação de políticas climáticas alinhadas às melhores práticas globais.

O secretário da Seirdh, Jarbas Vasconcelos, acredita que a medida trará benefícios, além de valorizar os povos tradicionais. “Este é um grande avanço para o Pará, que se coloca na vanguarda das políticas ambientais e de igualdade racial. O GT-REDD+ será fundamental para construirmos um futuro sustentável e inclusivo”, comemora o titular.

Notícias relacionadas

01/11/2025

Global Citizen em Belém reforça protagonismo do Pará em sustentabilidade e justiça social

Evento internacional destacou o papel do Estado na agenda climática global e celebrou avanços na redução do desmatamento e […]

Continue lendo
01/11/2025

Extrativistas fortalecem construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará

Comunidades tradicionais ajudam a definir caminhos para uma política de carbono com justiça socioambiental no estado Por Igor Nascimento […]

Continue lendo
10/10/2025

Pará avança no caminho para certificação de créditos de carbono em padrão internacional

Estado inicia certificação com base nos resultados de redução do desmatamento no ano de 2023, de acordo com os […]

Continue lendo