Governo do Pará avança na gestão ambiental com Centro de Treinamento, novos equipamentos e planos para REDD+

20/02/2025

Investimentos reforçam o compromisso do Executivo com a conservação ambiental

Por Igor Nascimento (SEMAS)

Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

O governador do estado, Helder Barbalho, entregou nesta quinta-feira (20), novos avanços para a gestão ambiental e climática do Pará. O chefe do Executivo Estadual entregou o Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), um espaço moderno voltado à capacitação de servidores estaduais, equipado com recursos da conciliação ambiental.

Na ocasião, o governador também recebeu oficialmente os Planos de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI) por representantes da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu) e do Conselho Nacional das Populações Extravistas (CNS) para a continuidade da construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ do Pará, que viabilizará a comercialização de créditos de carbono pelo Pará.

“Este é um passo necessário para que nós possamos construir de forma coletiva, de forma democrática, de forma legítima o processo de repartição dos recursos da captura de carbono. Nós estamos concluindo nosso Sistema de Redução de Emissões, o nosso sistema de REDD+, o nosso sistema jurisdicional. Isto aponta uma oportunidade extraordinária de monetização a partir da redução das emissões do Estado. São recursos que vão vir a partir da redução das emissões e nada mais justo do que estes recursos serem revertidos para aqueles que mais colaboram com a preservação da floresta”, afirmou Helder Barbalho.

“Nada mais justo do que estes recursos possam ser repartidos com extativistas, com povos indígenas, com quilombolas, com produtores rurais que utilizam-se de boas práticas, que respeitam o meio ambiente, que agem dentro da legalidade e aquilo que couber ao poder público, que seja para alimentar as demandas na continuidade da redução das emissões do nosso Estado”, enfatizou o governador.

“Portanto, esta é uma política assertiva que o Pará lidera e que este passo dos recursos são necessários para que nós possamos enviar, para a Assembleia Legislativa, a lei estadual de repartição que vai estabelecer em lei quanto ficará para cada segmento e a partir disto vocês poderão planejar um uso adequado deste recurso”, concluiu Helder Barbalho.
As CLPIs serão realizadas nas comunidades, este ano, e fazem parte do processo de construção do Sistema Jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), o Sistema de REDD+ do Pará, estratégia do Estado para financiamento climático e redução do desmatamento que integra o Plano Estadual Amazônia Agora e a Política Estadual sobre Mudanças Climáticas. As consultas abrem ainda mais espaço para que as comunidades avaliem a proposta e contribuam com a sua construção.

O sistema de REDD+ do Pará, que vem sendo desenvolvido desde 2022 com ampla participação de povos indígenas, quilombolas, extrativistas e agricultores familiares, tem por objetivo permitir a comercialização de créditos de carbono no mercado voluntário, a partir dos índices de redução do desmatamento registrados oficialmente pelo Estado, gerando benefícios para as comunidades e para o meio ambiente.

Centro de Treinamento e Formação Ambiental

O Centro de Treinamento e Formação Ambiental da Semas é um espaço moderno voltado à capacitação de servidores estaduais, equipado com recursos da conciliação ambiental. São 7 espaços, incluindo salas de capacitação e treinamento, auditório de pequeno e grande porte, além de sala de reunião e plenária para conferências. O prédio foi equipado com recursos da Conciliação Ambiental, que é o processo de negociação de multas ambientais simples.

Além de contribuir com formação de servidores da área ambiental, o Centro de Treinamento poderá ser usado por outros órgãos da administração estadual para eventos, reuniões e congressos.

A entrega faz parte de um conjunto de investimentos do Estado na gestão ambiental, ampliando a capacidade de atuação e fortalecendo os serviços prestados pela Semas por todo o Pará.

“Nós, na Secretaria de Meio Ambiente, certamente os outros órgãos de Estado que estão aqui apresentados, passamos por um momento de fortalecimento institucional para que a gente consiga entregar a nossa missão. Seja na assistência técnica, seja a Secretaria dos Povos Indígenas dialogando com os povos tradicionais, seja o Ideflor-Bio, a Polícia Militar do Estado do Pará, a Secretaria de Segurança Pública, todos nós temos tido apoio para o fortalecimento institucional. Fortalecimento esse através de equipamentos, fortalecimento através de edifícios, fortalecimento na organização dos servidores”, informou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Raul Protázio Romão.

“Nesse momento, o Governo do Estado do Pará está dando um passo pioneiro na construção da sua política de REDD+, iniciando um processo de Consulta Livre, Prévia e Informada, que certamente vai balizar o processo de consulta de todos os outros estados da Amazônia, porque esse processo está sendo construído com os povos e não para os povos. Todo esse processo de fortalecimento institucional e de diálogo vai nos levar a uma nova era na gestão ambiental e na sustentabilidade do Estado do Pará, a partir dos recursos oriundos do financiamento climático, a partir de instituição fortalecida (como eu tenho dito) e a partir de uma secretaria aberta, que dialoga e que conversa, seja com outras secretarias, seja com a população”, concluiu o titular da Semas.

Governo fortalece Emater com novos equipamentos

Para o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar, o Governo do Estado entregou novos equipamentos de informática para Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

A entrega é fruto de uma cooperação firmada entre a Semas, por meio do programa Regulariza Pará, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e a Conservação Internacional (CI), no âmbito do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL), uma iniciativa que visa a conservação da Amazônia, por meio do manejo e da restauração da floresta. Os equipamentos vão fortalecer as atividades de suporte técnico e extensão rural no Estado. O evento contou com a presença do Presidente da Emater, Joniel Abreu.

Os equipamentos reforçarão os trabalhos realizados nos escritórios locais das regiões Sudeste e Oeste do Estado, com destaque nos municípios da BR-230, BR-163 e Baixo Amazonas, e fazem parte do ASL.

“Os equipamentos farão parte do trabalho dos extensionistas no campo, isso para potencializar o que realmente a Emater já desenvolve e a tendência é ampliar. Os equipamentos são frutos de uma parceria que a Emater possui com a Semas, fazendo parte do Projeto das Paisagens Sustentáveis. Essas doações chegam justamente para agregar ainda mais no trabalho do extensionista”, cita o Presidente

O Presidente completa dizendo que: “O resultado de todo esse trabalho quem ganha realmente é o povo paraense e o governo do Pará, presente atuando para melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

O Programa é coordenado pelo Núcleo de Geotecnologia, Diagnóstico e Rastreabilidade (NGDR/Labgeo) da Emater em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

A primeira parte do programa iniciou em 2023, com a capacitação dos técnicos extensionistas da Emater dos municípios de Altamira, Conceição do Araguaia e Santarém que também receberam equipamentos, esta é uma segunda entrega de equipamentos.

Recentemente foram capacitados os técnicos extensionistas da Regional das Ilhas, Capanema, São Miguel do Guamá e Castanhal, as capacitações contam com o apoio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Conservação Ambiental Internacional (CI)/Projeto ASL. Até agora, 90 servidores foram qualificados, e até maio, mais 90 passarão pela qualificação.

Entre os presentes estiveram a vice-governadora Hana Ghassan, o secretário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, Jarbas Vasconcelos, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade, Nilson Pinto, a secretária dos Povos Indígenas, Puyr Tembé, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o Coronel Jayme de Aviz Benjó, o comandante da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Junior, o presidente da Companhia de Gás do Pará, Flexa Ribeiro, o vice-prefeito de Belém, Cassio Andrade, entre outras autoridades.

Notícias relacionadas

01/11/2025

Global Citizen em Belém reforça protagonismo do Pará em sustentabilidade e justiça social

Evento internacional destacou o papel do Estado na agenda climática global e celebrou avanços na redução do desmatamento e […]

Continue lendo
01/11/2025

Extrativistas fortalecem construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ no Pará

Comunidades tradicionais ajudam a definir caminhos para uma política de carbono com justiça socioambiental no estado Por Igor Nascimento […]

Continue lendo
10/10/2025

Pará avança no caminho para certificação de créditos de carbono em padrão internacional

Estado inicia certificação com base nos resultados de redução do desmatamento no ano de 2023, de acordo com os […]

Continue lendo